10 livros que todo trader sério deveria ler

A maioria acredita que eu indicaria somente livros de traders renomados e suas infinitas estratégias. No entanto, isso depende de em que fase do aprendizado o trader se encontra.

Assim, dependendo do nível de conhecimento que o trader está, a lista de livros que sugiro é diferente:

Iniciante

→ Fundamentos de Análise Técnica de Ações & Estratégias Operacionais de Análise Técnica, Palex (melhor livro em português atualmente)

Livro muito completo sobre todos os conceitos de Análise Técnica, psicologia, risco, plano de trade e estratégias. Muito bom.

→ Como se transformar num investidor e operador de sucesso, Alexander Elder (Clique aqui

Livro encantador, principalmente onde o autor trata sobre os conceitos de psicologia relacionando os Alcoolicos Anômicos com o trading. Lembrando que o Elder é psiquiatra.

 Desvendando a mente do Investidor, Richard Peterson. (Desvendando a mente do investidor, Richard Peterson (Clique aqui)

Livro que aborda a parte psicológica por trás da mente do trader/investidor. Traz estudos interessantes de quais alimentos devemos ingerir, sobre as diferenças entre homens e mulheres e como nossos hormônios impactam nossa tomada de decisão.

→ Long-term secrets to short-term trading, Larry Williams (Clique aqui)

Apesar de ser em inglês, a leitura é tranquila e traz algumas estratégias do Larry Williams, como o conceito do “Ooops”, falsos rompimentos e o uso das divergências.

Intermediário

 Investindo em ações no longo prazo, Jeremy Siegel. (Clique aqui)

Esse livro já é um clássico (stocks for the long run). Mesmo um day trader precisa entender a importância de se acumular ativos e ter parte do seu patrimônio em ações. Mostra, com dados de mais de 200 anos, que investir em ações é menos arriscado do que investir em renda fixa no longo prazo.

→ A Random Walk Down Wall Street: The Time-Tested Strategy for Successful Investing, Burton Malkiel (Clique aqui

A antítese ao trading frenético. Nesse livro, também um clássico, Malkiel, defensor da Hipótese dos Mercados Eficientes, mostra o porquê é tão difícil bater o mercado no longo prazo e que, para a maioria, investir diretamente no índice (nosso caso seria BOVA11) e fazer balanceamentos periódicos é a melhor pedida.

→ A Equação do Sucesso – A Combinação de Habilidade e Sorte na Tomada de Decisão, Michael Mauboussin (Clique aqui)

Apesar do título, não é um livro de motivação, ok? Michael, que é um gestor de fundos, fala sobre como a habilidade e a sorte se cruzam em diversas áreas da vida.

Aponta que em certas áreas, como no Poker e investimentos (que não são ambientes estáveis), a habilidade explica muito pouco o sucesso. Nesse caso há uma maior interação da sorte e, por essa razão, precisamos focar no processo e na expectativa matemática desse. 

Avançado

→ Superprevisões: A arte e a ciência de antecipar o futuro, Philip Tetlok (Clique aqui)

Esse livro mostra como e por que o ser humano não tem o poder de prever o futuro. Apresenta estudos como um que relaciona opiniões de especialistas em suas áreas e seus prognósticos sobre o futuro, com leigos. Conclui-se que o especialista tinha a mesma precisão média que donas de casa.

Também aponta que, em áreas onde a incerteza é predominante, o foco no processo é o caminho ideal a ser trilhado. Cita várias vezes Michael Mauboussin em suas linhas.

→ Rápido e devagar, Daniel Kahnemann (Clique aqui)

Pai da Teoria do Prospecto, em conjunto com Amos Tversky, Daniel Kahnemann explica as diferentes partes do nosso cérebro, o sistema 1 (rápido e intuitivo) e o sistema 2 (devagar e racional).

O livro é pesado, apresenta diversos estudos provando que nós, seres humanos, estamos muito inclinados a tomadas de decisão nada racionais. Para nós, traders:

Descoberta valiosa é a comprovação de que nós não temos aversão ao risco, mas sim aversão à perda.

Aponta (como Mauboussin) que a sorte é uma variável explicativa em muitos casos de sucesso.

Estamos predispostos (e somos mais impactados) por notícias ruins.

→ A Lógica do Cisne Negro, Nassim Taleb (Clique aqui)

Esse, em conjunto com Rápido e Devagar, é o livro mais complexo dos sugeridos.

Complexo, porque ele precisa ser lido com abstração e aceitação do viés filosófico que ele carrega. Cisne negro seria aquele evento que é pouco provável, mas não improvável.

Taleb coloca que eventos como esses são mais comuns do que parecem ser e pior, costumam explicar muitas vezes o todo (uma antítese à Regra de Pareto – 80/20). O Google, o 11/09, a internet, o Crash de 2008 são exemplos de alguns Cisnes Negros que o autor cita no livro.

No trading, devemos sempre computar a possibilidade de um cisne negro (sem saber, é claro, como e quando será) e quem sabe, até nos beneficiarmos deles, conceito da anti fragilidade tratado em outro livro de Taleb.

Tenho certeza absoluta que, se você ler esses livros, mudará seu mindset em relação ao tratamento aos seus investimentos e à vida.

Já leu algum deles? Qual deles será sua próxima leitura?

Me diz aí nos comentários!

Compartilhe este artigo nas redes sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter